“Realizei o sonho de ganhar a vida usando minha criatividade e o meu talento para a arte”, diz Fabrício Carvalho, publicitário e roteirista da Globo, e um dos responsáveis pelas promos da emissora há 12 anos

De suas mãos e de sua mente criativa saem as chamadas que você vê na TV e que te fazem embarcar literalmente numa viagem rumo ao mundo da ficção por meio de filmes, programas e novelas, mas também na vida real com jornalismo e séries temáticas. O talento para o desenho surgiu ainda na infância e isso o aproximou ainda mais da área de artes e criação. No entanto, antes de entrar de cabeça neste segmento cultural ele pensou em ser estilista de vestido de noivas e arquiteto, mas acabou sendo “fisgado” mesmo pelos comerciais da Coca- Cola e decidiu que queria criar e viver de sua arte. “Acabei realizando o sonho de ganhar a vida com criatividade. Hoje, sou redator publicitário e embaixador da Globo”. Formado em Publicidade e Propaganda, Fabrício Carvalho conta que durante a faculdade se inscreveu no programa Estagiar da Globo e, depois de meses, descobriu que tinha sido aprovado, e foi assim que iniciou sua carreira no setor de criação para TV. De lá pra cá, 12 anos já se passaram, e Carvalho acumula além da experiência profissional muitos prêmios na bagagem. Ele e sua equipe já conquistaram 87 prêmios internacionais, dos quais, 31 assinados por Carvalho, dentre eles, os festivais “Promax Latino America” e “Promax Global Excellence Awards”, voltados para trailers de cinema como o World Trailers Awards, assim como cobiçados prêmios da propaganda, como o “CLIO Awards”, “New York Festivals” e “Hermes Creative Awards”. Além disso, também foram premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a campanha da última Olimpíada, em Tóquio, em 2021. “Espero continuar contribuindo para alcançarmos a marca dos 100 prêmios internacionais”, destaca.
Fabrício Carvalho é o ENTREVISTADO ESPECIAL do blog “Desejo de viver” essa semana. Abro um parêntese para dizer que tenho o orgulho de tê-lo neste projeto pessoal porque Fabrício foi meu colega de turma na pós-graduação em Roteiro para TV, no Rio de Janeiro, e durante as aulas já se destacava nos trabalhos nesta área criativa. Tê-lo aqui para mim é um motivo de alegria, pois estou contando a história de um amigo e de um profissional que admiro muito e que o mundo está conhecendo graças ao seu talento.
Nascido e criado na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, Carvalho relembra que sempre foi uma criança muito criativa e que quando seu pai percebeu esse lado artístico passou a incentivá-lo levando- ao para museus, exposições e peças de teatro. Além disso, o matriculou num curso de desenho na adolescência- onde ficou por cinco anos-, e que serviu para que se apaixonasse ainda mais por essa área.
O que te levou a fazer a pós em Roteiro? Você também tem interesse em trabalhar escrevendo para TV, teatro e cinema?
CARVALHO: Infelizmente, não se ensina promos em nenhuma faculdade do Brasil, então, tive que buscar maneiras de aprofundar meu conhecimento técnico e teórico sobre essa profissão que, até hoje, se aprende apenas fazendo. Essa área seria a soma do curso de publicidade e propaganda com o de cinema e foi por isso que eu decidi fazer pós em roteiro, única e exclusivamente, para aprimorar minhas habilidades em fazer chamada. Eu queria entender profundamente uma estrutura de roteiro, a jornada do herói, os arquétipos, etc. Foi extremamente importante para dar um salto de qualidade na minha percepção sobre os produtos audiovisuais e na minha visão sobre como vendê-los. Graças à pós, consigo identificar qual é a parte da história mais importante e até onde eu posso contá-la sem quebrar ganchos importantes, mas mantendo-a interessante e instigante para o público. Esse aprendizado, somado ao curso de publicidade, é muito responsável por quem eu sou hoje enquanto redator de promos.
Como é o seu trabalho de criação, quantas pessoas atuam e quanto tempo leva da ideia à execução?
CARVALHO: A Promo TV Globo tem, em média, 100 profissionais, entre redatores, editores, sonoplastas, designers, produtores, cinegrafistas, atendimento, planejamento e pós-produção. É uma cadeia grande de processos e talentos. Não é exagero dizer que somos tanto uma agência quanto uma produtora audiovisual in-house da TV Globo.
Falar sobre o meu processo de criação é bem complexo. Nenhum trabalho é exatamente como o outro, mas vou simplificar o máximo possível para falar um pouco do dia a dia. No caso de chamadas de filmes, eu decupo o material e separo todas as falas que eu acredito que vão me ajudar a contar a história e depois me dedico a estruturar um roteiro de um trailer. Às vezes, assistindo o filme, acontece de ter alguma ideia fora da caixa, que foge do formato tradicional de promos e trailers. Aí é sentar, desenvolver, estruturar e apresentar para aprovação.
No caso de séries e novelas, por exemplo, quando é lançamento, nós fazemos por script a primeira etapa de criação. Lemos a sinopse, os capítulos e tudo o que tiver para criar as primeiras peças, mas conforme as gravações avançam, começamos a decupar o material bruto. Quando são programas de variedade, é mais sobre saber a dinâmica, entender os pontos fortes e encontrar a maneira mais chamativa de fazer as promos. Seja qual for o produto ou processo, tudo começa na redação da Promo e depois é desenvolvido e maturado nas outras etapas de criação: edição, sonorização, arte etc. Tudo é feito em equipe, de forma colaborativa. É a busca da soma dos talentos que faz os produtos brilharem.
Você tem uma admiração muito grande pelo apresentador Marcos Mion e sempre declarou publicamente que era o seu fã. Como foi a realização do sonho de fazer chamadas para o programa de um dos seus maiores ídolos?

CARVALHO: Sobre o Mion, é um capítulo à parte. Sou fã dele desde a MTV. O acompanhei em cada emissora pela qual passou e fiquei extremamente empolgado quando soube que ele viria pra Globo. É claro que pedi para fazer as chamadas do “Caldeirão” e não demorou muito para junto de dois amigos (Eduardo Calvet e Leonardo Gill), criar um formato novo de promos, que junta a “Sessão de Sábado” com o Caldeirão, fazendo a venda ao melhor estilo “mionzera”- como o apresentador gosta de se identificar-. Foi um sucesso interno, externo e, o melhor de tudo, um case que o Mion amou. Ele, inclusive, chegou a fazer um vídeo nos agradecendo por essa iniciativa e ainda me citou nominalmente. Chorei feito criança quando vi porque foi, de fato, de fã pra ídolo. Enfim, chegou um momento em que fui gravar com o Mion e, pasmem, dirigi O CARA numa gravação de chamada para um quadro novo do programa. Ao final, me apresentei e agradeci por um vídeo que ele fez agradecendo pelas chamadas mionzeras. Só aí ele se deu conta que eu era o “Fabrício das chamadas mionzeras”. Foi extremamente emocionante. Foi a primeira vez, em 12 anos de Globo, e inúmeras gravações com diversos talentos artísticos da emissora, que eu saí do papel profissional para ir para a figura de fã. Nunca tinha feito isso, mas Mion é Mion, né? E ele é exatamente tudo o que ele demonstra há anos. É um ser humano incrível, generoso, gente como a gente, e ele foi extremamente acolhedor nesse dia. É uma honra saber que, de alguma maneira, eu faço parte da história dele, segundo suas próprias palavras. Tenho muito orgulho desse capítulo da minha história profissional e sou grato a Deus por esse momento.
De todas as chamadas que você já fez qual você mais se orgulha? Qual foi a mais difícil e qual chamada você sonharia em fazer?
CARVALHO: Pergunta difícil. É tipo ter que escolher o filho preferido, rs. Eu tenho algumas chamadas empatadas no primeiro lugar. Não consigo escolher uma só. Começaria com a do filme das “Tartarugas Ninja”, que foi o meu primeiro trabalho premiado internacionalmente e o primeiro Ouro da Promo TV Globo no Promax com uma chamada de filmes nesta categoria.
Depois, destacaria a campanha do Oscar 2020, a chamada de Cinema na Globo 2021, do Fantástico sobre racismo; e outra, também para o Fantástico, sobre o atentado ao Bataclan. Todas são promos multipremiadas em diversos concursos internacionais e deram um trabalhão, mas, sem dúvida, a mais complexa foi a chamada de Cinema 2021. Acho que só de assistí-la dá pra entender o quão complexo foi chegar naquele resultado.
Sobre a chamada que eu sonho em fazer? Hum… complexo, hein. Acho que meu sonho é conseguir criar alguma peça que conquiste o famoso “Leão de Cannes”, o MAIOR prêmio da propaganda no mundo. Esse é um prêmio que ainda não tenho!
Neste setor de criação, a Globo vem acumulando prêmios seguidos. Você acredita que somos referência para outros países?
CARVALHO: Já faz dez anos do início da revolução criativa na Promo TV Globo. Tudo começou quando Amauri Soares chegou e promoveu diversas mudanças no canal, dentre elas, na direção da Promo. Foi nesse momento que Chico Leão virou diretor e que a área deixou pra trás a “turminha do barulho vai aprontar altas confusões” para virar o departamento de Promos mais premiado do Brasil. O fato é que, em meio a tantas conquistas da Promo TV Globo, tenho muito orgulho de assinar 31 prêmios dos 87 que o departamento possui
É difícil dizer qual prêmio eu tenho mais orgulho, mas acho que destacaria dois. O primeiro é o ouro na categoria de Filmes do Promax com a chamada para o filme das “Tartarugas Ninja”. Destaco esse por ter sido o primeiro e por ter sido uma meta que eu tracei e consegui alcançar. Em seguida, é a chamada do “Fantástico” sobre racismo, além de ter um elo pessoal com essa história, sinto orgulho de ver que o impacto social desse trabalho é reconhecido por grandes festivais, o que ajuda a perpetuar a mensagem que criei em parceria com meu grande e talentosíssimo amigo Pedro de Queiroz. Sem dúvida nenhuma, depois de tantos prêmios internacionais, é seguro dizer que somos referência criativa no Brasil no exterior.

Falando nisso, que outros países você destacaria como bons neste setor e uma chamada internacional que você admire muito. Vi que recentemente você esteve aqui na Europa. Você chegou a ver a TV local de algum país?
Os Estados Unidos e alguns países da Europa se destacam no setor de promos mundo afora. Disney, Netflix, CNN, Discovery e Warnner possuem grandes e excelentes departamentos de promos, que conquistam o público e muitos prêmios internacionais. É difícil destacar uma chamada específica deles que eu goste muito, são tantas que é difícil lembrar de uma agora. Mas, tem uma da extinta Cartoon Network que eu gosto muito e me leva de volta pra minha infância. https://vimeo.com/11366720
Quem são suas inspirações na área de roteiro? Que filme, novela, atores e cenas inesquecíveis vc destacaria?
Eu não tenho nenhum ídolo ou inspiração específica em roteiro. Sou muito eclético e vejo de tudo um pouco. Toda e qualquer produção audiovisual que eu assisto pode me servir como inspiração, desde “Os Cavaleiros do Zodíaco” até “Dark” da Netflix, no caso de dramaturgias e, no caso de propagandas e promos, a mesma coisa. Se for bom, se me tocar, vou guardar na memória e em algum momento vou acessar como inspiração ou referência.



